domingo, 30 de setembro de 2012

Paróquia de Fátima, no Funchal, tem novo pároco


A paróquia de Fátima, no Funchal, tem a partir de hoje um novo responsável pastoral, o Pe. José Clemente dos Santos (salesiano), que acaba de tomar posse em cerimónia presidida por D. António Carrilho. Na mesma ocasião, durante uma missa celebrada esta manhã, foram crismados 20 jovens.
A celebração eucarística contou ainda com a presença de D. Maurílio de Gouveia, Arcebispo Emérito de Évora e de outros saccerdotes. Nas suas palavras iniciais à comunidade paroquial de Fátima, o Bispo do Funchal, agradeceu a «disponibilidade dos Salesianos pela  missão assumida na nossa Diocese»; e aos jovens crismandos lembrou que  também  «recebem um missão especial», pelo  «testemunho e compromisso que devem assumir na Igreja, na sociedade, na família, e em todos os ambientes onde estão inseridos».
O novo pároco de Fátima, que assume pela segunda vez esta tarefa apostólica, agradeceu a Deus e ao Bispo diocesano a «nova missão» ;  aos paroquianos disse que «ser pároco é ser um irmão entre irmãos»; e a todos apelou «orações e colaboração».
A comunidade paroquial de Fátima foi criada em Novembro de 1960, tendo então como "sede provisória" a paróquia do Socorro. O primeiro pároco, (entre 1962 e a972) foi o padre Manuel Marques Luís. A partir de 1975,  a Congregação dos Salesianos ficam responsáveis pela sua vida pastoral, primeiro com o padre Eusébio Castro (1975-1980), que voltou à comunidade há 10 anos (2002-2012). O padre José Clemente dos Santos, por seu lado, foi o pároco da" nova igreja de Fátima", benzida em Dezembro de 1989 e ficou responsável pela comunidade até 1993, regressando agora, neste domingo, 30 de Setembro, conforme nomeação do Bispo do Funchal e por indicação do Superior dos Salesianos em Portugal.
                                                                                            in: online.jornaldamadeira.pt (7/10/2012) 

Sem comentários:

Enviar um comentário